
Elza Soares
A EEEP Antonia Nedina Onofre de Paiva promoveu a VIII Mostra Afro-Brasileira. A mesma realizou-se no período de 20 a 24 de Novembro do mês em curso. Nesta edição, elementos da cultura Afro-Brasileira foram abordados em diferentes dimensões, tais como: Literatura, Música, Teatro, Cinema, Roda de Capoeira, exposição artístico-cultural e, ainda, jogos matemáticos de origem africana.

Iniciamos a programação dia 20 com a articulação e protagonismo do Grêmio Estudantil, o qual mobilizou no intervalo do meio-dia os alunos para refletirem a cerca de expressões de caráter racista e também promoveu um Bingo de Personalidades Negras. Dando continuidade, na terça, 21, novamente no intervalo do meio dia, as professoras Veriane e Damiana Santos promoveram juntamente com a participação de alunos o “Tributo – Encontro de Gigantes: Celebrando a Diversidade da Música Brasileira” no qual foram homenageados grandes nomes do cenário da música brasileira tais como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tim Maia, Iza e Djavan. Promovemos também uma Roda de Capoeira.

Na quarta, 22, pela manhã, a escola promoveu o II Workshop com a temática Educação Antirracista na Perspectiva de uma Escola Inclusiva, ministrado pelo Professor Nicolau Neto. Na ocasião, houve também um Tributo a inesquecível Elza Soares. A tarde, com articulação das professoras Damiana Santos e Luana Lima, os alunos apresentaram Esquetes com base em textos retirados da coletânea Cadernos Negros, edição 40. E, encerrando as atividades alusivas à Consciência Negra – 2023, na sexta, 24, realizamos uma exposição artístico-cultural e oficina de jogos africanos, esta articulada pela professora Júlia Aquino.
