
Geografia e Literatura: um elo possível na busca pela aprendizagem
Projeto desenvolvido pela Professora Marciana Sobreira (@marciana_sobreira) – Professora de Geografia da EEEP Antonia Nedina Onofre de Paiva.

Os alunos tiveram a oportunidade de estabelecer um elo entre a literatura e a geografia através da análise de algumas obras literárias.As obras trabalhadas foram: Vidas Secas, de Graciliano Ramos, Os Sertões, de Euclides da Cunha, O quinze, de Raquel de Queiroz, Terras do Sem Fim e Gabriela Cravo e Canela, ambas de Jorge Amado.

No desenvolvimento do projeto foi proposto que os alunos dos 3º anos realizassem a leitura dos textos e, através do contato com o enredo da obra bem como o contexto histórico, buscassem estabelecer uma ligação com conceitos e categorias geográficas. As leituras de ficções com teor histórico permitem ampliar o horizonte geográfico de quem as lê, já que, além da trama presente na narrativa existe um cenário de fundo, ou seja, o espaço vivido pelos personagens.
A professora mostra através desse trabalho as possibilidades didático-pedagógicas advindas da Literatura brasileira. Em suma, essa proposta justifica-se pela transformação nas aulas de Geografia, em busca de uma aprendizagem mais significativa, ao estabelecer uma ligação entre conteúdos geográficos abordados nos livros didáticos e as temáticas discutidas nas obras literárias.

#EEEPAntoniaNedinaOnofreDePaiva#EscolaProfissional#EducaçãoProfissional