
20 de novembro - Dia da Consciência Negra
Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil, desde a colonização. 💚💛❤
Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico e posteriormente, na mineração e em outras lavouras.
Na década de 1970, ativistas ligados a um grupo de quilombolas situado no Rio Grande do Sul passaram a reivindicar a celebração do Dia da Consciência Negra no Brasil, na data de 20 de novembro. Em 1978, surgiu o Movimento Negro Unificado no País que passou a promover uma série de ações para pensar a consciência negra e lutar contra o racismo no Brasil. Graças ao movimento o Dia da Consciência Negra tornou-se uma data lembrada todo ano como representativa da luta da população negra.
A escolha do dia 20 de novembro não foi aleatória, foi feita por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu no dia 20 de novembro de 1695, tendo em vista que Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.